A Sua Família em São Cristóvão
 
Seções

.: Primeira página

.: Acesso de membros

.: Artigos

.: Batismos

.: Biblioteca

.: Boletim Mensal

.: Desperta Débora

.: Fotos da Igreja

.: Liderança

.: Livro de visitas

.: Mapa de Localização 

.: Ministério de Louvor

.: Ministérios

.: Nossa História

.: Pregações

.: Últimos Eventos

A Nova Vida

.: História da Nova Vida

.: Organização

.: Declaração de fé

.: Código de Ética

.: Igrejas no Brasil

Informações

.: Entre em contato

A necessidade de buscar o batismo no Espírito Santo

Paulo R. Van Gorder no seu livro anti-renovacionista diz:

"... Não há sequer um só lugar nas Escrituras que oriente o crente a buscar o batismo pelo, ou com, ou no Espírito Santo... " ( CONFUSÃO CARISMÁTICA, pág. 11 )

Veremos no decorrer deste estudo bíblico, que ao contrário do que Gorder pensa, as Escrituras ensinam o crente a buscar o batismo no Espírito Santo.

O PENTECOSTES

Depois que Jesus ascendeu aos céus, tendo deixado como última recomendação os seguintes versículos : " Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo... "; os discípulos imediatamente desceram do monte das Oliveiras e foram orar:

" Então voltaram para Jerusalém...E, entrando subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro... Todos estes perseveravam unanimemente em oração... "(atos 1: 12-14).

Ora, é lógico que eles buscavam o poder do Espírito para começarem logo a agir. Jesus, tempos antes, lhes havia ensinado:

" Pelo que vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á... se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais DARÁ O PAI CELESTIAL O ESPÍRITO SANTO ÀQUELES Que LHE PEDIREM" ( Lucas 11 : 9-13 )

Eu Samaria, os crentes também BUSCARAM O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO: " os quais, tendo descido, ORARAM POR ELES, PARA Que RECEBESSEM O ESPÍRITO SANTO... "(Atos 8:15)

Paulo

Quando se converteu no caminho de Damasco, Deus lhe deu uma ordem : " Mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer" ( Atos 9:6)

Paulo não ficou esperando passivamente, antes ficou esperando passivamente, antes ficou orando para que Deus cumprisse o que queria na vida dele. Deus queria batizar Paulo no Espírito Santo, logo Paulo orava pelo batismo no Espírito Santo mesmo sem saber, pois ele orava para que Deus lhe desse o que lhe faltava.

" Ordenou-lhe o Senhor: levanta-te ( Ananias ), vai à rua chamada direita e procura em casa de judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando... partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhes as mãos, disse: Irmão Saulo o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo" (Atos 9:11, 17)

Na casa do Cornélio

A Bíblia não relata que houve oração formal para se receber o batismo no Espírito Santo na casa de Cornélio, mas provavelmente houve um desejo intenso no coração de receber, que é uma oração interna. Lembremos que antes de ouvir a mensagem de Pedro, Cornélio e sua casa já sabiam o significado de orar:

" piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que... de contínuo orava a Deus " (Atos 10:2)

Isso não quer dizer que cremos que Cornélio e sua casa já eram salvos. Cornélio e os seus só foram salvos quando ouviram a mensagem de Pedro ( Atos 11:13 e 14 ). O que queremos dizer é que, por eles já terem experiência de oração, sabiam manter o Espírito de Oração durante os momentos em que Pedro pregava. No decorrer da pregação de Pedro, eles foram salvos, e depois batizados no Espírito Santo. O que despertou neles o desejo pelo poder do Espírito, foi a frase proferida por Pedro durante o sermão :

" Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espirito Santo e com poder... "(Atos 10:38)

Os discípulos de Éfeso

Sobre os discípulos de Éfeso, diz a Bíblia:

" Havendo-lhes Paulo imposto as mãos. Veio sobre eles o Espirito Santo, e falavam línguas e profetizavam. " ( Atos 19:6)

Ora, a imposição de mãos sempre era acompanhada de oração. Constatamos isso, comparando Atos 8: 17 com Atos 8:15.

Jesus Cristo é nosso exemplo e padrão: "... Tendo sido Jesus batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; e o Espirito Santo desceu sobre Ele... " (Lucas 3 :21,22).

Buscando sem medo

Os tradicionais, por falta de argumentos bíblicos para convencerem as pessoas de seus posicionamentos, apelam para os sentimentos. Procuram incutir medo nas pessoas, para que elas não busquem o batismo no Espírito Santo. O anti-pentecostal Francisco Huling diz : " É muito perigoso buscar 'experiências emocionantes' na esfera religiosa porque o diabo está sempre pronto a ajudá-lo a encontrá-las... Cuidado! É perigoso! " ( É BÍBLICO O PENTECOSTALISMO?, PÁG. 7 E 8 ).

Ora, como um nascido de novo pode receber demônio, quando a Bíblia diz: "sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o maligno não lhe toca" (I João 5 :18)

Impossível é, que um filho de Deus peça o Espírito Santo e receba um demônio. O diabo na Bíblia é simbolizado juntamente com os demônios por serpentes e escorpiões (Lucas 10:19), e Jesus disse: " E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o pai celestial o Espirito Santo àqueles que lho pedirem " ( Lucas 11 :11-13 )

Comparando dois versículos

" De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do pai a promessa do Espirito Santo, Derramou isto que vós agora vedes e ouvis. ( Atos 2:33 )

Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo (nascidos de novo ), Buscai as coisa que são de cima, onde Cristo está, assentado à destra de Deus " ( Colossenses 3 : 1 )

BUSCAI O PODER DO ALTO!!!

Pr. Glauco Magalhães

Artigo do Jornal Trombeta de Sião
Ano I n.º 7
Fortaleza – CE
Editor – Pr. Glauco Magalhães

Acesso rápido

Não deixe de participar do nosso Blog de discussão Bíblica!
Nele você poderá debater assuntos teológicos e colocar suas dúvidas para o Pr. Mauricio Fortunato responder.
Para acessar, clique na bíblia que está no alto desta coluna e para usar é necessário se cadastrar clicando em "registre-se". O registro é rápido, fácil e gratuito! Participe!

Igreja de Nova Vida em São Cristóvão - www.invsc.org.br - Desenvolvido e mantido por Pr. Mauricio Fortunato
Email para Webmaster@invsc.org.br - Site atualizado em segunda-feira, 01 de dezembro de 2014