Que Deus seja glorificado ao dar através de mim o conhecimento correto a
seus filhos, apesar de que eu me sinta o mais indigno de seus servos.
Lembrança
Na
minha apostila intitulada "Por que Jesus foi ao Inferno?" foi provado
pela Bíblia que Jesus foi em seu espírito humano ao inferno no intervalo
de tempo compreendido entre sua morte e ressurreição. Eu também mostro
que Jesus não foi ao inferno para pregar, mas simplesmente para entrar e
sair, dando assim prova de sua superioridade sobre as portas infernais,
e desta forma, garantindo a nós, através de um sinal, que Ele é poderoso
para nos guardar da condenação. Jesus também não foi ao inferno para
sofrer como mostro com provas abundantes.
Vamos agora para a indagações.
História da Igreja
Algumas pessoas procuram negar que Cristo tenha ido ao inferno e para
isso afirmam que os antigos cristãos não falavam sobre esse assunto. O
pastor Ricardo Gondim defende a idéia de que os primitivos cristãos eram
omissos nesse assunto : "No credo de Atanásio consta esta declaração que
ele desceu ao inferno. Entretanto, não há qualquer referência a descida
de Jesus ao inferno em nenhum dos concílios da igreja anteriores ao
Concílio de Nicéia (325 AD). Esta expressão também não aparece no
Concílio de Constantinopla (381 AD), e mesmo quando tardiamente passa a
constar no credo de Atanásio, diz DESCENDIT AD INFERNOS, que
originalmente significa que Ele desceu ao submundo. Podemos dizer que os
nossos pecados enviaram Cristo ao inferno, não a um lugar e sim, estado
de sofrimento. O que Ele passou aqui na terra, culminando com sua morte
e sepultura, foi verdadeiramente um inferno..."( O EVANGELHO DA NOVA
ERA, pg. 80).
Será que isto é verdade? Creio que não. Vejamos em itens:
O primeiro Credo a declarar que Jesus desceu ao inferno, não o Credo
redigido por um vulto designado, mas sim, foi o chamado CREDO
APOSTÓLICO. Esse credo apareceu aproximadamente no século II. Alguns
dizem que ele foi escrito diretamente pelos apóstolos e outros que estes
apenas aprovaram, mas o fato é que ele era reconhecido como substância
da fé Cristã.
A ida de
Cristo ao inferno não pode ser o seu estado de sofrimento da cruz, pois
o Credo APOSTÓLICO falava da ida de Cristo ao inferno depois do seu
sepultamento ("...foi crucificado, morto, e sepultado. Desceu as regiões
infernais...").
O fato
de "inferno" significar "submundo" ou "lugar inferior" exatamente porque
nele o homem está mais distante de Deus do que quando ainda estava na
terra.
O Reformador
João Calvino falou sobre os PAIS DA IGREJA : "ninguém há dos Patrícios
que não registre em seus escritos a descida de Cristo às regiões
infernais..."(AS INSTITUTAS, Vol. II ).
Paraíso
Alguns
dizem que Jesus não foi ao inferno depois da sua morte porque disse ao
malfeitor convertido que estaria com ele após a morte, no paraíso (Lucas
23 :43). Ora, nada impede que Cristo tenha ido ao paraíso e depois ao
inferno.
Sem
Sofrimento
Alguns não conseguem entender a minha a afirmação de que Cristo tivesse
ido ao inferno sem, no entanto, sofrer lá.
A Bíblia mostra que no céu existem subdivisões. No céu existem "muitas
moradas"(João 14:2). O apocalipse fala das almas dos mártires que foram
vistas debaixo do altar do Templo celestial (Apocalipse 6:9), fala do
santuário celestial e da santa cidade. Elias foi levado ao céu em corpo
físico (II Reis 2:11) e o corpo de Moisés também foi levado ao céu para
se unir ao seu espírito (Judas 9), dai ambos terem aparecido em corpo no
monte da transfiguração. Ora, eles não podem estar em um setor do céu
onde a glória de Deus seja plena, pois seus corpos mortais não
resistiriam, antes eles terão que aparecer na terra na grande tribulação
para morrer e ressuscitar em novo corpo e assim herdar a plena glória
(Apocalipse 11 : 4-12), pois O corpo mortal não pode herdar a visão
beatífica (I Coríntios 15:50).
Da mesma maneira que no céu, no inferno existem setores. O local onde se
encontram os demônios é o "Tártaros"(Grego) conforme II Pedro 2:4. O
local dos ímpios, segundo o antigo testamento
Se no céu há um setor onde não se tem a plena visão beatífica, pois como
dissemos Moisés e Elias se encontram nele, também é razoável que exista
um setor no inferno onde Cristo poderia ter entrado, sem que lá o
tormento o alcançasse. Moisés e Elias são vistos isoladamente de outros
na presença de Deus (Apocalipse 11:4) e Cristo entrou num setor do
inferno onde os outros que lá estavam não o perceberam, isto é, os
outros que estavam no inferno, mas não no setor em que Cristo entrou.
Paulo, por exemplo, sabia tanto que havia setor no céu que ele poderia
entrar com corpo mortal, que ele admitiu a possibilidade de Ter sido
arrebatado ao céu em corpo (II Coríntios 12:3).
A presença de Deus
Cristo na cruz aniquilou com os nossos pecados ( Hebreu 9:26), donde se
conclui que seu espírito que saiu de seu corpo após a sua morte não
trazia sobre si os nossos pecados, mas antes estava "justificado"(I
Timóteo 3:16). Partindo dessas afirmações alguém perguntou a mim se
Cristo não morreu espiritualmente ao entrar no inferno, pois como alguém
portaria comunhão com Deus no inferno?
À pergunta formulada eu poderia suscitar uma outra pergunta: " Como
Moisés e Elias poderiam entrar no céu sem usufruir da plena glória de
Deus?". No entanto, vamos responder a pergunta com respostas positivas.
Em primeiro lugar convém dizer uma coisa que assusta alguns : Deus está
presente no inferno, apenas a sua presença não é sentida lá . Isto é
obvio, pois Deus é onisciente e onipotente. Deus não supervisiona apenas
o céu e a terra, mas também o inferno. É pelo seu poder que alguém é
lançado no inferno( Mateus 10:28). Davi disse : "Se subir ao céu, tu aí
estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás
também"(Salmo 139:8).
Ora, a presença de Deus no inferno que não se revela aos ímpios que lá
estão, foi revelada a Cristo no inferno, pois ele era justo, de modo que
ele não morreu espiritualmente.
O inferno é o local e um estado. Jesus entrou no inferno-local, mas não
experimentou lá o inferno-estado. Isso pode ser ilustrado com o batismo
de João Batista: Era um batismo em água (local) e uma demonstração de
arrependimento (estado). Jesus foi batizado por João com referência ao
local (água), mas não com referência ao estado(arrependimento), pois não
tinha de que arrepender-se.
Situação do inferno
Alguns dizem que pelo fato de Jesus ser Deus, a sua entrada no inferno-
transformaria este em céu. Vejamos três respostas a este argumento:
Como já dissemos, uma coisa é a presença de Deus estar no inferno, outra
é ela ser sentida.
Também já falamos que Jesus entrou em um setor do inferno somente.
Por último convém lembrar que não foi o Espírito Divino de Jesus que
entrou no inferno, mas seu espírito humano, pois como Deus ele não
precisava vencer as portas do inferno que ele mesmo havia posto, daí a
Bíblia dizer que foi como homem exaltado que Jesus foi proclamado Senhor
do céu, da terra e até do inferno (Filipenses 2:9,10).
APÊNDICE (I )
Algumas pessoas têm dito que a palavra hebraica "sheol", a qual aparece
traduzida na maioria das vezes por "inferno", é uma palavra que designa
no antigo testamento um lugar não apenas de tormentos, mas também um
lugar que tinha recinto de consolação para os justos. Segundo estes,
portanto, os mortos iam todos para um mesmo lugar espiritual (SHEOL),
isto é, tanto justos como injustos. Para os hereges que defendem essa
tese, Jesus teria ido ao "inferno" para tirar de lá os justos e levá-los
aos céus, depois daí, somente os injustos ficariam indo ao inferno
depois da morte.
A
falsa teoria, acima descrita, se apoia em textos bíblicos onde os justos
incomodados pela vida terrena, desejaram ir ao SHEOL, embora os
tradutores aí, não traduziram SHEOL por INFERNO, mas por SEPULTURA.
Vamos a refutação da heresia :
Quando a Bíblia fala em SHEOL, este pode Ter um dos seus dois sentidos :
o material ou o espiritual.
SHEOL significa "lugar dos mortos" .Ora, todos sabemos que há dois tipos
de morte: a física (o corpo perde o fôlego de vida) e a espiritual (o
espírito humano perde a presença de Deus). Sendo assim, haverá um lugar
onde se põe os mortos físicos: sepultura, pirâmides, o fundo do mar, o
ventre de um animal que tenha devorado um ser humano, etc.; e o lugar
onde põe os mortos espirituais : o inferno.
Algumas pessoas tem dito que não aceitam que SHEOL possa significar
sepultura em decorrência de haver uma palavra própria para sepultura no
hebraico, no caso a palavra "Queber". Isso no entanto não quer dizer
nada, pois o que dizemos é que SHEOL é o lugar dos mortos, onde no caso
de morte física, pode ser a sepultura ou qualquer outra coisa que receba
o corpo de um morto, até mesmo o ventre de um animal devorador.
A Bíblia, porém, fala de um sheol espiritual para onde só vão os ímpios,
e nunca os justos. Sobre isso, diz Hormer Duncan: "Em diversos casos é
verdade que "sheol" foi traduzido para "inferno" quando devia Ter sido
traduzido para "sepultura" (na versão King James). Entretanto, nos
outros casos, o contexto e a maneira como a palavra "sheol" foi usada na
sentença, indicam claramente que se refere a um lugar de castigo e não
simplesmente a "sepultura" (TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ?!, pg.45, IMPRENSA
BATISTA REGULAR).
Refutando aos que só conheciam ao SHEOL o sentido de sepultura, disse
João Calvino : "O que argumentam quanto ao sentido do texto, concedo ser
verdadeiro: não raro se toma o INFERNO por SEPULTURA, mas duas razões se
lhe contrapõem..."(AS INSTITUTAS ).
Portanto, quando falamos em SHEOL espiritual e depois dag morte, estamos
falando de um lugar apenas de tormento e que nunca recebeu um justo, a
não ser Jesus, que lá entrou como vitorioso para depois sair. A Bíblia
mostra que somente os ímpios irão para o SHEOL-INFERNO : Salmo 9:17;
Provérbios 7:27; Provérbio 9:18; Isaías 14:15; Salmo 86:13. O
SHEOL-INFERNO é um lugar de fogo e ira (Deuteronômio 32:22), bem como de
angústia (Salmo 116:3; Lucas 16:23,24). Os justos do antigo testamento
não iam ao SHEOL-INFERNO (Provérbio 23:14), mas o Seio de Abraão (Lucas
16:22) que era um local celestial (Provérbios 15 :24) e oposto ao
inferno (Mateus 11 :23).
Jesus não foi ao inferno para tirar os justos de lá , pois estes nunca
estiveram lá . Além do mais, se Jesus tivesse ido lá no inferno para
tirar os justos, levando-os então ao paraíso, teríamos que afirmar que
ele primeiro foi ao inferno e depois ao Paraíso de onde ele teria saído
para a ressurreição. Isso levaria a Bíblia a uma contradição, pois esta
ensina que primeiro Jesus foi ao Paraíso (Lucas 23 :43) e depois é que
ele foi ao inferno de onde saiu para a ressurreição (Romanos 10:17; Atos
2:31,32).
O versículo
que diz que Jesus foi para levar cativo o cativeiro (Efésios 4:8,9) não
se refere do seio de Abraão de dentro do inferno. Primeiro, porque o
Seio de Abraão, em sendo um lugar de consolação (Lucas 16:25), não pode
jamais ser chamado de "cativeiro". Segundo, porque o cativeiro ou
escuridão a qual Jesus nos livrou é a escuridão do medo da morte. Jesus
foi ao inferno para sair de lá em seguida, dando provas de seu poder
sobre a condenação de nossos pecados. Isso nos dá a segurança de que o
inferno não pode nos tragar após a morte, pois estamos seguros em
Cristo, o que nos livra do cativeiro do medo: "e livrasse todos aqueles
que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão ."
(Hebreus 2:15).
Uma
prova que o Seio de Abraão não se localizava dentro do inferno, é o fato
de que os que morrem são levados para lá pelos anjos, o que importa em
SUBIDA (Lucas 16:22). Já os que vão para o inferno após a morte, estes
não precisam de anjos, pois eles DESCEM sob o peso de seus pecados
(Lucas 16:22,23).
Concluamos com as palavras do grande Reformador João Calvino : "Outro
interpretam diferentemente que Cristo haja descido às almas dos
patriarcas que haviam morrido sob a lei, para que lhes levasse a
proclamação da redenção consumada e as livrasse do cárcere onde
mantinham encerradas. E para isto, invocam, indevidamente os testemunhos
do Salmo : 'porque haverá de quebrar as portas de bronze e as trancas de
ferro'(Salmo 107:16). De igual forma, de Zacarias : 'que os cativos
haverá de remir do poço em que havia água' (Zacarias 9:11). Como, porém,
o Salmo prediga os livramentos daqueles que, cativos em regiões
longínquas, estão confinados em cadeias, Zacarias, porém, compara a
calamidade babilônica a um poço ou abismo profundo e seco em que o povo
havia sido lançado e ao mesmo tempo, ensine que a salvação de toda a
igreja é a saída das profundezas interiores, não sei como haja
acontecido que a posteridade imaginasse existir um lugar subterrâneo a
que pespegou o nome de LIMBO. Mas, a despeito de que esta fábula tem
grandes autores e é hoje, também seriamente defendida por muitos como a
verdade, entretanto, nada é senão fábula. Ora, encerrar as almas dos
mortos em um cárcere é pueril...". (INSTITUTAS)
APÊNDICE (II )
Já vimos que há um "sheol" material (sepultura) e um "sheol" espiritual
( inferno ). Isto é perfeitamente lógico, pois também há um céu-material
(firmamento) e um céu-espiritual (Paraíso).
Nós constatamos que o Seio de Abraão ( local onde ficava, as almas
juntas no Antigo Testamento ) não era um setor dentro do inferno. A
Bíblia que Lázaro foi para o Seio de Abraão (Lucas 16:22), enquanto diz
que ao mesmo tempo o rico foi para o INFERNO ou HADES (Lucas 16:23)
.Ora, se o Seio de Abraão se localizasse no inferno, a Bíblia tinha que
dizer não que o rico foi para o inferno, mas sim, que ele foi para o
setor de condenação do inferno, já que havia outro setor de consolação.
A Bíblia no entanto, opõe o inferno ao Seio de Abraão, não põe este
dentro daquele.
Alguns
tem dito que o Seio de Abraão não era um local celestial, afirmando que
entre este e o lugar de tormentos havia um grande abismo (Lucas 16:26) e
não a TERRA. Ora, o céu-paraíso e o inferno são lugares de dimensão
espiritual e jamais se poderia dizer que uma dimensão física (a Terra]
se interpõe visivelmente entre eles.
Alguns dizem que o Seio de Abraão não era celestial porque Lázaro e
Abraão foram vistos pelo rico que estava no local de tormentos. Os que
assim argumentam não entendem que esta visão é uma parte da condenação
do ímpios: "Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão,
Isaque e Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora"
(Lucas 13 :28).
Quanto
a questão abordada no parágrafo anterior convém lembrar que a visão foi
"de longe"(Lucas 16:23). Aqui importa lembrar as seguinte observações :
Não é dito que Lázaro tenha visto o inferno, mas que o rico no inferno
viu a Lázaro.
Abraão
também não viu o rico, mas apenas o ouviu. Deus permitiu a Abraão ouvir
ao rico, porque em sendo ele um líder no lugar de consolação (Seio de
Abraão ), importava a ele explicar aos condenados a sua condição
condenatória (Lucas 16:24-31).
Os hereges têm também argumentado que o Seio de Abraão não era o céu,
pois se o fosse dizem eles, deveria ser chamado de Seio de Jesus Cristo.
Ora, o lugar de consolação estava sob a liderança de Abraão apenas até a
vitória de Cristo. A promessa fora feita a Abraão até que Cristo viesse
: "Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas", não diz
: "e a seu descendente", como falando de muitos, mas como de um só : "e
a teu descendente, que é Cristo" (Gálatas 3 :16 ).
Observações importantes
As traduções da Bíblia que são mais antigas e ortodoxas, traduzem SHEOL
por "sepultura" ou "inferno", conforme se refira ao túmulo dos corpos ou
ao local de tormento das almas ímpias. No entanto, aqueles que defendem
que o SHEOL era um único lugar, de caráter espiritual, que recebia no
Antigo Testamento tanto os justo quanto a injustos, escolheram uma
tradução para defender seus interesses. No Brasil, estes hereges se
apoiam na VERSÃO REVISADA ( DE ACORDO COM OS MELHORES TEXTOS EM HEBRAICO
E GREGO) da Imprensa Bíblica Brasileira. Esta tradução usa o próprio
original SHEOL, sem traduzi-lo por "sepultura" ou "inferno". Os hereges
costumam usá-la para mostrar que havia um tipo de
SHEOL. Todavia esta versão deu um "escorrego", provando que a heresia
não pode ser sustentada. O "escorrego" foi que esta tradução traduziu
SHEOL por sepultura em Jó 7:9.
Para os chamados "Pais da Igreja" ou Antigos Doutores da Igreja", o SEIO
DE ABRAÃO era um local CELESTIAL e nunca dentro do inferno ou em baixo.
Para provar isso, citarei apenas um escrito de S. Agostinho (Séc. IV ) :
"...Ou ainda, ele está a gozar AS ALEGRIAS DO CÉU no SEIO DE ABRAÃO, ou
está reduzido a desejar uma gota de água no meio das chamas eternas
(Lucas 16:22)." (IN EPISTOLAM IOANNIS