O Protestantismo e a Doutrina Pentecostal
Temos como alvo, neste jornal, estudar o parecer dos grandes representantes
do movimento evangélico e protestante mostrando assim, que se os tais
vivessem hoje, tendo em vista aquilo no qual acreditavam acerca do Espírito
Santo, seriam fatalmente chamados de pentecostais.
OS PAIS DA IGREJA
"Os escritores do século I do cristianismo, falam do enchimento ou da
plenitude ou ainda do batismo com o Espírito Santo, como experiência normal.
Assim lemos em Tertuliano, Teófilo de Antioquia, Clemente de Alexandria,
Origenes, etc. O livro DEEPER EXPERIENCES OF FAMOUS CHRISTIANS de Lawson,
está cheio de maravilhosas provas do que acima dissemos" (CRISTÃOS FAMOSOS
DISSERAM ..., folheto de poder N- 6, pág. 23 ) OBS: DEEPER EXPERIENCES OF
FAMOUS CHRISTIANS : Bethany Fellowship, 6820 auto club Road Minneapolis,
55431. O movimento
montanista do século II, corresponde hoje em relação a doutrina do Espírito
Santo, ao pentecostalismo:
"Os montanistas podem ser considerados os antepassados dos pentecostais " (
BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS, J. Reis Pereira, 3' edição, JUERP, pág.33)
Tertuliano, um dos mais famosos pais da Igreja, aderiu ao movimento
montanista : "O que deu certa importância ao montanismo foi a posterior
adesão de Tertuliano..."( BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS, J. Reis Pereira, pág
33 ) Quando a igreja apóstata ( Roma ) declarou o movimento montanista
como "herético ", Irineu também se colocou na defesa do montanismo : "...
Roma temeu os excessos. E o montanismo foi declarado herético, e nem mesmo a
influência de IRINEU E TERTULIANO pôde suavizar a acusação" (ELES FALAM EM
OUTRAS LÍNGUAS, pág.116, John Sherrill) Agostinho, assim como IRINEU E
TERTULIANO, é considerado "pai da Igreja". Santo Agostinho escreveu: "Nós
faremos o que os apóstolos fizeram, quando impuseram as mãos sobre os
samaritanos e invocaram o Espírito Santo sobre eles: esperamos que os
convertidos falem novas línguas " Tertuliano nos seus escritos, conta as
manifestações de línguas do movimento montanista. Irineu escreveu: "Temos
em nossas igrejas Irmãos que possuem dons proféticos e, pelo Espírito Santo,
Falam em toda classe de línguas." João Crisóstomo, também considerado
"Pai da Igreja ", escreveu: " Qualquer pessoa que fosse batizada nos dias
apostólicos, imediatamente falava línguas "
OS REFORMADORES PROTESTANTES
Sobre Martinho Lutero, Diz Souer na HISTÓRIA DA IGREJA ALEMÃ: "O Dr.
Martinho Lutero, foi um profeta, evangelista, falador em línguas e
intérprete, tudo em uma só pessoa, dotado de todos os dons do Espírito."
Para Calvino, o batismo no Espírito Santo era a recepção da graça visível
(através das línguas) e a introdução do cristão no mundo dos dons
espirituais.
Vejamos os escritos de Calvino :
"... batismo no Espírito Santo, isto são as graças visíveis do Espírito
Santo concedidas pela imposição de mãos." Não é novidade indicar essas
graças pela palavra 'batismo '. Como no dia de pentecostes, é dito que os
apóstolos relembraram as palavras do Senhor sobre o batismo de fogo e do
Espírito. E Pedro menciona a mesma coisa quando viu essas graças derramadas
sobre Cornélio, a sua casa e seus parentes ( Atos 11 : 16 )( Institutas IV,
XV. 18) 'Não é
novidade o nome do batismo ser traduzido como dons do Espirito, como vimos
no primeiro e no décimo primeiro capítulos ( Atos 1: 13; 11:16 ) onde Lucas
disse que Cristo prometeu aos apóstolos mandar o Espírito visível, e chamou
isso de batismo... quando o Espírito desceu sobre Cornélio, Pedro lembrou as
palavras do Senhor: Sereis batizados com o Espírito Santo." ( COMENTÁRIO
sobre Atos 19:5 )
"Quão ilustre era aquela igreja com respeito a uma abundância extraordinária
e variedade de dons espirituais... Vemos agora a nossa magreza, não a nossa
pobreza, mas nisto temos um justo castigo, enviado para retribuir a nossa
ingratidão. Pois nem as riquezas de Deus foram esgotadas, nem diminui a sua
benignidade, mas nós não merecemos a sua abundância, nem somos capazes de
receber a sua liberalidade." ( COMENTÁRIO sobre I Cor. 14:32)
Sobre as línguas se expressou Calvino nos seus comentários :
"Existem durante esses dias grandes teólogos que lutam contra os dons
espirituais com zelo furioso. Por certo é porque entre nós o Espirito Santo
tem honrado o falar em outras línguas como expressão de louvor..."
OS PIETISTAS
Após a reforma, o cristianismo passou mais na frente por outra crise. As
pessoas passaram a ter um cristianismo intelectual, e se esqueceram de que
era necessário passar por uma experiência ( novo nascimento ) espiritual
para ser salvo. Surgiu, então, o movimento pietista que restabeleceu o lado
experimental e espiritual da reforma. Entre os pietistas, os principais
foram: João Wesley, Carlos Wesley e George Whitlfield. Esses três na mesma
ocasião: "Mais ou menos às três horas da manhã, perseverávamos em súplicas
fervorosas, quando o poder de Deus desceu sobre nós de modo que choramos com
grande gozo e muitos caíram por terra, atônitos. Todos começaram a dizer,
como se fosse uma só voz: louvamos a ti, ó Senhor..."
Sobre as línguas, temos: "O ministério de Wesley, era envolvido não apenas
com praticas devocionais como também com inovações, como as reuniões das
sociedades e as pregações ao ar livre. Seu ministério também foi marcado por
manifestações ao ar livre. Seu ministério também foi marcado por
'manifestações de entusiasmo', incluindo curas e línguas." ( católicos
pentecostais, Kevin e Dorothy anaghan, pág 316)
OS AVIVALISTAS
Entre os grandes avivalistas, nós podemos destacar dois: Finney e Moody.
Sobre o batismo no Espírito Santo de Finney, temos:
"Recebi um grande batismo no Espírito Santo... não sei se deveria dizer, mas
não pude me conter e balbuciava palavras inexpressivas do meu coração..." (
autobiografia )
Sobre a manifestação de línguas no ministério de Finney, diz James Gilchrist
Lawson era seu livro "Profundas Experiências de Cristãos Famosos:
"Em algumas ocasiões o poder de Deus se manifestava em tal grau nas reuniões
de Finney, que quase todos os presentes caíam de joelhos em oração, ou
melhor, oravam com lamentos e queixumes inenarráveis pelo derramamento do
Espírito de Deus."
D. L. Moody, assim relatou a sua experiência pentecostal :
"Meu coração não sabia pedir aos outros ... clamei a Deus para que enchesse
com o seu Espírito e ... um dia, na cidade de New York,- Oh que dia! nem
posso descrevê-lo e raramente me refiro a ele; é uma coisa sagrada demais
para ser mencionada. Paulo teve uma experiência da qual nunca falou por
catorze anos. Apenas posso dizer que Deus se revelou a mim e senti tal
expressão do seu amor que tive de pedir-lhe que detivesse a sua mão."
O Dr. C. I. Scofield, editor da Bíblia de referência Scofield disse, nos
funerais de Moody:
"... ele era batizado com o Espírito Santo, e tinha consciência desse
batismo. Era para ele algo tão definido quanto a experiência da conversão"
(A VIDA DE D. L. Moody, por seu filho, pág. 561 )
Sobre a manifestação de línguas, testemunhou o Ver. R. Boyd, batista e amigo
íntimo de Moody, no seu livro "Provas e Triunfos da Fé ", edição de 1875 :
"Quando cheguei a Vitória Hall, Londres, encontrei a assembléia ardendo. Os
jovens estavam falando em línguas e profetizando. Qual seria a explicação de
tão estranho acontecimento? Somente que Moody os estava dirigindo naquela
tarde". É preciso
buscarmos o batismo no Espírito Santo como uma experiência distinta da
conversão. Como disse C.H. SPURGEON:
"Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto
mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àquele que lhe pedirem! (Lucas
11: 13 ) . Vede que há uma promessa distinta para os filhos de Deus, se tão
somente pedirem, pois o Pai celestial está solícito para dar esse poder
tanto quanto um pai terreno deseja satisfazer aos seus filhos. E esta
promessa é feita excessivamente forte, pela urgência que tem, pois a
expressão "Quanto mais dará o Pai celestial" é enfática e mostra o grau de
força que contém. O Senhor Jesus torna, pela comparação de um pai comum, a
alegoria mais compreensiva. Deus o Pai nos dará o Espírito quando lhe
pedirmos, porque se empenhou em fazê-lo, mediante um penhor comum: pedir.
Para isto usou uma símile que desonraria o nome, se não o cumprisse.
Colocaria as suas palavras em termos grosseiros, se não desse realmente o
seu Santo Espírito a quantos o pedissem !" (Twelve Sermons on the Holy
Spirit pág 50)
O MOVIMENTO PENTECOSTAL DO SÉCULO XX
Os primeiros sinais do movimento foram no Instituto Bíblia Betel em Kansas
City, onde a primeira pessoa a ser batizada no Espirito Santo foi Agnes
Ozman em 1901. Vejamos o seu relato:
"Foi quando suas mãos foram postas na minha cabeça que o Espírito Santo caiu
sobre mim e comecei a falar em línguas, glorificando a Deus... Fui a
primeira a falar em línguas na escola bíblica... Disse-lhes que deviam
buscar, não as línguas, mas sim o Espírito Santo."
O pastor T. B. Barrat, o pai do pentecostalismo europeu, também testemunha:
"Pedi ao líder da reunião, pouco antes da meia-noite, que impusesse as mãos
sobre mim e orasse por mim. Imediatamente, o poder de Deus começou a operar
no meu corpo, bem como em meu espírito. Eu era como Daniel, incapacitado sob
o toque divino... e tive que apoiar-me na mesa da plataforma onde estava
sentado, e deslizei para o chão... No mesmíssimo momento, meu ser ficou
cheio de luz e de poder indescritível, e comecei a falar numa língua... tão
altamente quanto podia..."
O pastor Batista John Osteen também conta a sua experiência: "Numa sala com
ar condicionado, com minhas mãos erguidas... e meu coração ansiando por
Deus, veio a lava quente e derretida do Seu amor. Entrou correndo como um
rio do céu, e eu fiquei levantado fora de mim mesmo. Falei durante cerca de
duas horas numa língua que não podia entender. Meu corpo transpirava como se
eu tivesse num banho de vapor: O BATISMO NO FOGO!"
O Dr. W. E. Entzminger, compositor da grande parte dos hinos do Cantor
Cristão, explica:
" Mas perguntarão alguns: 'Não temos nós recebido já o Espírito Santo, visto
que somos crentes? Sim, isso é verdade, pois sem o Espírito Santo em nós
nunca poderíamos ser cristãos, como diz o apóstolo: 'se alguém não tem o
Espírito de Cristo, esse tal não é dele; o Espírito Santo é o que nos
regenera e que nos liga a Cristo. Ao mesmo tempo é incontestável que na
maior parte dos crentes a presença do Espírito não se faz sentir, não se
manifesta, neles não habita em poder, porque nunca fizeram eles uma entrega
de si mesmos ao Espírito..." ( O PODER DO ALTO, CASA PUBLICADORA BATISTA,
1947, TERCEIRA EDIÇÃO)
Spurgeon diz: "Se
tivéssemos o selo do Espírito Santo em nosso ministério, com o seu poder, os
nossos talentos pouco importariam. Os homens poderiam ser pobres e indoutos,
suas palavras poderiam ser difíceis ou desprovidas de gramática, se a força
do Espírito as acompanhasse, o mais humilde evangelista poderia ser mais
eficiente que os mais eruditos teólogos ou do que os pregadores mais
eloqüentes. E o
poder extraordinário de Deus, e não o talento, que ganha o dia. É a unção
extraordinária do Espírito, e não a capacidade mental fora do comum o que
carecemos. O poder mental pode encher o edifício, porém o poder espiritual
enche a Igreja com o anseio da alma. O poder mental pode atrair congregações
enormes, porém, é o poder espiritual que salva. O que precisamos, é de poder
espiritual (citado no Reavivamento que Precisamos, pg. 31)
CONCLUSÃO
O que deseja o movimento de renovação espiritual é a resposta dos vários
hinos do cantor cristão, tais como:
"Senhor Jesus, ó vem me conceder A plenitude do consolador; Dos altos
céus me outorga poder, Poder do Espírito renovador" ( HINO 161 ) Chuvas
de bênçãos; "Gotas somente nós temos; Chuvas rogamos a Deus" (Hino 168)
"Aviva-nos, Senhor; Eis nossa petição. Ateia o fogo do alto céu Em cada
coração" ( Hino 171 )
NINGUÉM DETÉM, É OBRA SANTA!!!!!!!!!!.
Artigo do Jornal Trombeta de Sião Ano I n.º 7 Editor – Pr. Glauco
Magalhães
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