A Sua Família em São Cristóvão
 
Seções

.: Primeira página

.: Acesso de membros

.: Artigos

.: Batismos

.: Biblioteca

.: Boletim Mensal

.: Desperta Débora

.: Fotos da Igreja

.: Liderança

.: Livro de visitas

.: Mapa de Localização 

.: Ministério de Louvor

.: Ministérios

.: Nossa História

.: Pregações

.: Últimos Eventos

A Nova Vida

.: História da Nova Vida

.: Organização

.: Declaração de fé

.: Código de Ética

.: Igrejas no Brasil

Informações

.: Entre em contato

HALLOWEEN

A Festa que destrói nossos princípios e a nossa fé. Você sabe o que se celebra nesse dia?
Certo dia uma menina viu umas letras em um cardápio de um restaurante chinês, e gostou muito das suas formas, então resolveu imprimir em uma de suas camisetas. Depois de muito tempo usando esta camiseta sem saber o significado, um amigo que falava chinês lhe disse o significado das letras, era o seguinte: BARATA, MAS BOA
A menina estava se oferecendo por muito pouco sem saber, essas coisas acontecem quando fazemos algo sem saber o seu significado, assim acontece com o Helloween.
A cada ano se espera que a festa do Helloween venha com mais força, os comerciais de televisão ficam repletos das cores abóbora e preto e mais bruxas, demônios fantasmas, gatos negros monstros, etc...Preparam esses disfarces para celebrarem a festa, mas será que sabem a sua origem?

DEFINIÇÃO DE HALLOWEEN:

Nome derivado de "All Hallow Eve" ou "Véspera do dia de todos os Santos" e se celebra na noite de 31 de Outubro.

ORIGEM:
Se deriva dos ritos dos Druidas (Sacerdotes de tribos européias chamadas Celtas) para celebrar o dia em que Samán, o deus dos mortos, invocava os maus espíritos a reunir-se na ultima noite do ano para examinarem o futuro e lembrarem dos seus antigos lugares na terra. Quando os romanos conquistaram os territórios dos celtas, especialmente na Escócia e Irlanda aderiram a esta festa, o festival romano "A Colheita" que realizavam em 1º de novembro em honra de Pomona a deusa das arvores frutíferas e mudaram sua celebração para 31 de outubro.
 
COSTUMES:
Na religião dos celtas, se cultuava numerosos deuses dentre objetos naturais como arvores e lagos, seus sacerdotes os druidas que geralmente eram adivinhos , magos, ou bruxos , costumavam fazer grandes fogueiras, no halloween aparentemente com propósito de proteger-se dos maus espíritos.
Outros costumes de influencia romana que ainda persiste e o divertir-se com frutas, tal como pescar maças com a boca em recipiente com água, ou de fazer esculturas com abóboras ocas, e acender velas dentro delas..
Gradualmente a festa do inicio do outono adquiriu uma característica sinistra. Crê-se que nesse dia fantasmas, fadas, bruxas, demônios de todas as classes e duendes rondavam por ali. Era o tempo favorável para aplacar os poderes sobrenaturais. Assim mesmo se cria que o helloween era o dia mais apropriado para todo tipo de adivinhações sobre casamento, sorte, saúde e morte. Este era o dia em que de uma maneira especial os pagãos invocavam a ajuda do diabo para esses propósitos.
Meados de 43 a.c os romanos conquistaram os celtas e converteram a ilha em uma província romana, mais tarde chegou o catolicismo romano. A festa pagã de Samám influenciou a festa do "dia de todos os santos" (All hallows Eve) que se celebra no mesmo dia.
Lentamente "All Hallow Eve", deixou de ser uma festa religiosa e se tornou uma festa secular em que algumas praticas e disfarces com esse sentido sinistro se desenvolveram. Havia nascido o Halloween. Na Escócia, alguns jovens se reuniam para "Jogar", jogos em que adivinhavam quais deles iam casar no ano seguinte e em que ordem. No final do século XIX imigrantes Irlandeses introduziram a festa de Halloween nos EUA.
A comercialização desta "festa" foi iniciada principalmente pelos comerciantes americanos buscando a ganância econômica pela venda de doces, fantasias, selos, pôsteres, etc, utilizando neste dia em forma "velada e inocente" ritos e costumes derivados de cultos a Satanás, espíritos malignos e deuses pagãos. O povo brasileiro havia permanecido alheio a isto, mas nos últimos anos se tem infiltrado muitos costumes americanos, entre eles o Halloween que agora está difundido.
O inglês "Trick or treat" (doce ou travessura) tem degenerado em um ditado: "Triki, Triki, Halloween", em que as crianças vão de casa em casa pedindo doce; se não lhes dão doce e às vezes ainda que lhes dêem picham paredes, quebram janelas, floreiras, etc. A festa de Halloween por sua aceitação e popularidade está se convertendo em uma tradição que todos celebram.

Provas:
Está comprovado que a noite de 31 de Outubro na Irlanda, EUA, México, Brasil, e em muitos outros países se realizam missas negras, sessões espíritas e outras reuniões relacionadas com o mal, aproveitando que uma infinidade de espíritos malignos são invocados livremente em todo o mundo.
Deuteronômio: 18:10-12a
"Não permitam que se ache alguém entre vocês que queimem em sacrifício o seu filho ou sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique a magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria, ou façam encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica estas coisas".
 
PRATICA:
Atualmente os jovens, adolescentes e crianças (o que é mais triste), celebram o Halloween vestidos de diabos, bruxos, mortos, monstros, vampiros, e outros personagens relacionados principalmente com o mal.
Normalmente os sacos que levam para os doces tem desenhos com cara de abóboras, gatos pretos, caveiras e colocam a frase: Halloween, noite das Bruxas.
 
REFLEXÃO:
Certos que Deus é um Deus zeloso e que todo o relacionamento com bruxos, mortos, feiticeiros, é abominação contra Ele e sabendo que Halloween é um costume "importado" de outras nações, derivado da adoração ao deus dos mortos, e a deusa das árvores frutíferas: Continuaremos permitindo que nossos filhos se contaminem com "celebrações" que não agradáveis diante dos olhos de Deus, que corrompem os costumes cristãos, nossos valores e bons costumes?
Será possível que os Testemunhas de Jeová tenham as suas convicções tão firmes que surpreendentemente uma criança do primário não saúda a bandeira por que é uma idolatria sem temer a um castigo, e nós os cristãos somos tão flexíveis que aceitamos tudo que nos oferecem e adaptamos, sem
discernimento ainda que em detrimento de nossos valores cristãos, de nossa fé, e não nos levantamos para protestar e ainda os apoiamos mandando nossos pequenos para a "Festa das Bruxas" organizada por suas escolas? Muitos pais de famílias cristãs tem dito a este respeito: "é que meu filho tem muitas ilusões e como todos seus amiguinhos já tem sua fantasia... então..."
A carta aos Efésios 6:4 nos diz: "Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor". Que aplicável e atual ressoa a voz de Deus através do profeta Ezequiel 11:12: "E vocês saberão que EU SOU O SENHOR, pois vocês não agiram segundo os meus decretos nem obedeceram às minhas leis, mais se conformaram aos padrões das nações ao seu redor".
 
DISCERNIMENTO:
Para poder discernir se devem os filhos de Deus celebrar uma festa que envolve os bruxos, é necessário que paremos para pensar: O que é um bruxo?: um servo do diabo. Alguém pode dizer: "o diabo não existe"... Temos ouvido muitos dizerem isto, mas sem dúvida é a maior besteira que se tem ouvido, e quando alguns cristãos dizem: "o diabo não existe, mas é o bem e o mal que está dentro de cada um". Quando um não cristão o diz, podemos compreender, pois se aos seus olhos Deus não existe é lógico que pensem que o diabo também não existe, mas isso nos lábios de um cristão nos deixa surpresos, pois, está chamando Jesus Cristo de mentiroso. Jesus Cristo se referiu ao diabo como seu supremo inimigo, se apresentou a Ele para tentá-lo (Mt. 4:1-11). Ele o expulsou de várias pessoas (Lc. 6:18), etc.
Se o diabo não existe, então Jesus Cristo era um paranóico com complexo de perseguição.. Os cristãos que dizem que Satanás não existe, deveriam pensar duas vezes.
 
PARA MEDITAR:
Só se celebra o que se admira ou o que se quer. Não há ninguém que celebre um dia dedicado a seu inimigo. Só os nazistas celebram a Hitler; os judeus não o celebram porque foi seu inimigo, seria o cúmulo se os judeus celebrassem o aniversário de Hitler. Será lógico que nós cristãos celebremos aos que tem consagrado sua vida ao diabo? É correto que os filhos de Deus comemorem aos servos do inimigo de seu Pai?
 
RESPONSABILIDADE:
Aos pais de família cabe esta responsabilidade de instruir, guiar e orientar os seus filhos em todos os aspectos, especialmente nas áreas espiritual e moral.

 

Acesso rápido

Não deixe de participar do nosso Blog de discussão Bíblica!
Nele você poderá debater assuntos teológicos e colocar suas dúvidas para o Pr. Mauricio Fortunato responder.
Para acessar, clique na bíblia que está no alto desta coluna e para usar é necessário se cadastrar clicando em "registre-se". O registro é rápido, fácil e gratuito! Participe!

Igreja de Nova Vida em São Cristóvão - www.invsc.org.br - Desenvolvido e mantido por Pr. Mauricio Fortunato
Email para Webmaster@invsc.org.br - Site atualizado em segunda-feira, 01 de dezembro de 2014